terça-feira, 20 de agosto de 2013

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

COMO ACONTECE A FESTA Do divino ESPÍRITO SANTO
A festa do Divino Espírito Santo é repleta de sentimentos, religiosidade e simbologia vivida desde a missa do envio do Imperador e Imperatriz, na primeira sexta-feira no dia de Pentecostes, que celebramos 50 dias após a Páscoa.
Pentecostes é a festa da Igreja, que celebra o seu nascimento em Jerusalém, quando os Apóstolos receberam o Espírito Santo prometido por Cristo.
A festa em si é inspirada e cercada por eventos religiosos de grande manifestação de fé como a bênção das bandeiras, a novena preparatória com missas e as orações que mobilizam todos os demais acontecimentos da festa.
A bandeira do Divino é um dos principais símbolos sagrados desta festa, ornadas com flores de diversos tipos, cores, bordados, pintados ou aplicados pelos próprios devotos, carregadas com fé e amor pelos foliões e hoje representados pelas Bandeireiras e suas auxiliares.
A Paróquia da Matriz do Santíssimo Sacramento continua visitando as famílias com a Bandeira do Divino Espírito Santo semanalmente, sob os cuidados especiais do nosso querido Pároco Pe. Sérgio José de Souza.

"É preciso ter fé e crer no Espírito Santo, deixando invadir por sua influência."

Os dons do Espírito Santo
  Estes dons são graças de Deus e, só com nosso esforço, não podemos fazer com que cresçam e     se desenvolvam. Necessitam de uma ação direta do Espírito Santo para podermos atuar dentro da virtude e perfeição cristã. No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Foi pelo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santíssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação. Peçamos à Maria, esposa do Espírito Santo, que interceda por nós junto a Deus concedendo-nos a graça de recebermos os divinos dons, apesar de nossa indignidade, de nossa miséria. Nas Escrituras, o próprio Jesus quem nos recomenda: "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto”.
                                                                                                                     (Mt VII, 7s).

,

OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

   SABEDORIA
É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Por este dom buscamos não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes. Diz o Senhor: "Feliz o homem que encontrou a sabedoria... Ela é mais valiosa do que as pérolas" (Cf. Pr 3,13-15).
  
ENTENDIMENTO
É o dom divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. O Senhor disse: "Eu lhes darei um coração capaz de me conhecer e de entender que Eu sou o Senhor" (Jr 24,7).
  
CIÊNCIA
É o dom de saber interpretar e explicar a Palavra de Deus. Por este dom, o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo”.
(1 Cor 2,10-15).

CONSELHO
É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade. Mas o Senhor disse-lhe: "Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor vê o coração”.
(1 Sm 16,7).

FORTALEZA
É o dom de resistir às seduções, de ser coerente com o Evangelho, de enfrentar riscos na luta por justiça, de não temer o martírio. São Paulo confiava no dom da fortaleza. Ele disse: "Se Deus está conosco, quem será contra nós?”.
(Rm 8,31).

PIEDADE
É o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto de Cristo. É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. "O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17).


TEMOR DE DEUS
Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus. "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,4-5).
 

terça-feira, 2 de julho de 2013

COMUNICADO A TODOS

Dia 12 de julho  ( 2º Sexta Feira  do mês  ), as 19:30hs na Matriz , missa dos Devotos do Divino Espirito Santos. Venha participar  conosco das Santas Missas , preparando-nos para os Festejos do Divino 2014 .


 
Dia 13 de julho ( sábado )Aniversário e Ordenação do Pe. Sérgio ( 28 anos ) .
 Missa em Ação de Graças as 19:30hs na Igreja Matriz Santíssimo Sacramento .Todos somos convidados a comparecer com nossa presença, manifestaremos nosso carinho e gratidão para aquele que é nosso guia e pastor. Parabéns Pe. Sérgio,  Sinta-se abraçado por todas as pastorais, seus paroquianos e bandeireiras do Divino Espirito Santo.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DEIXA O ESPIRITO SANTO AGIR

    Ó Doce Hóspede de nossa alma, Espírito Santo! Nosso corpo é Templo Sagrado do teu Santo Espírito. Só Ele tem Poder sobre nós! Ilumina nosso Corpo, nossa mente, nosso coração e nossa alma. Não permitas Espírito Santo que nenhuma área do nosso ser permaneça na escuridão. Espírito Santo Revela-nos onde há falta de perdão, amargura,
ressentimento, raiva...Dá-nos a força e o desejo de nos abrir ao Dom e a Graça do Perdão e da Vida Nova.
Vêm Espírito Santo Purifica, Liberta, Consola e Renova nosso espírito. Muitas pessoas conhece o Espírito Santo como uma "Força de Deus" ou como uma "Luz Divina" que Deus nos concede.
Espírito Santo é o próprio Deus, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, um com o Pai e o Filho. Tudo vê, tudo conhece, está presente em tudo e em todos.
É aquele que agindo em nosso interior desde o nosso Batismo, nos leva a conhecer a Jesus, a amá-lo e a seguir seus ensinamentos. Renova nosso Batismo Senhor! Derrama teus Dons e Carismas!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

PENTECOSTES:

Ele continua vindo ao nosso encontro...
Doze Bandeireiras lembrando os doze apóstolos continuam a missão de levar a Bandeira do Divino as famílias “ Assim como o Pai me enviou, Também eu vos envio” João 20,21.
Receba com muito amor a Bandeira dos Divino, quem a recebe experimenta o amor misericordioso de DEUS , as pessoas se convertem, ganham graças porque “DEUS  é amor”.Evangelizar é tarefa Cristã, tarefa de todos os homens e de todos os batizados.

DIA 14/06/2013

1ª Missa do novo casal Imperador 2014,  Sr Nelson e Sr.ª Dalva. Aconteceu na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, como acontece todas as 2ª sextas-feiras do mês. Presidiu  a celebração o Pároco  P. Sérgio Jose de Souza. Participaram da missa familiares do casal imperador, número expressivo de bandeireiras ( 12 com suas bandeiras ) , imperadores , devotos do Divino Espirito Santos.

SALMO ( 139,7-10 )

“O Espirito Santo está comigo, onde quer que eu vá”. Ele está lá. Para onde me ausentarei de teu Espirito? Para onde fugir da tua face?
Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também, se tomo as asas da alvorada  e me detenho nos confins dos mares: ainda lá me haverá de guiar à tua mão, e a tua destra me sustentará.

domingo, 2 de junho de 2013

REUNIÃO DAS BANDEIREIRAS / SORTEIO DA AÇÃO ENTRE AMIGOS.

Aconteceu no dia 29/05 a reunião mensal para as bandeireiras. Depois de discutidos os assuntos em pauta , foi feito o sorteio da “Ação entre Amigos”. A ganhadora do sorteio foi Terezinha L. Buchelle com o nº653 – Prêmio entregue pela ajudante de bandeireira Aparecida Gaya de Almeida. A ganhadora recebeu em sua residência a Bandeira do Divino Espirito Santo. Não conhecia a devoção nem a tradição , e acabou ficando maravilhada pois no seu Estado ( Espirito Santo ) não existe a festa do Divino Espirito Santo . Seja bem vinda .